Fortes chuvas transbordam rio Ganges e ao menos 40 pessoas morrem na Índia


Ao menos 40 pessoas morreram e milhares tiveram que ser retiradas de suas casas em meio a inundações causadas pelas fortes chuvas em diversas áreas da Índia central e oriental, disseram autoridades nesta segunda-feira. Dias de fortes chuvas levaram o rio Ganges e seus afluentes a transbordarem durante as últimas 48 horas em cerca de 20 bairros nos estados de Madhya Pradesh, Bihar e Uttar Pradesh.
De acordo com as autoridades, ao menos 17 pessoas morreram em Madhya Pradesh, 14 em Bihar e nove em Uttar Pradesh devido a afogamentos, curto circuito ou lesões de casas que desabaram. Na cidade de Allahabad, a água do Ganges entrou em muitas áreas residenciais, orçando as pessoas a saírem de suas casas para áreas mais seguras.
Cerca de 12 mil pessoas foram retiradas de lugares baixos em aldeias vizinhas, disse o governo em comunicado. Na cidade sagrada hindu de Varanasi em Uttar Pradesh, inundações forçaram a suspensão das cremações em uma área ribeirinha principal. Devotos hindus levam os membros da família mortos para Varanasi na crença de que sendo cremado lá liberta a alma do ciclo de morte e renascimento.
Em Bihar, 600 mil pessoas foram retiradas de suas residências e o exército e a força aérea estão de prontidão porque mais chuvas estão previstas para os próximos dois dias, disse o centro de gestão de desastre do país. Inundações na Índia são comuns durante a estação das monções, que vai de junho a setembro. 
Estadão Conteúdo
Share on Google Plus

RN NEWS - O RIO GRANDE DO NORTE EM FOCO