Como um padre causa tanto mal?’, diz Papa sobre pedofilia

 “Como pode um padre, a serviço de Deus e da Igreja, causar tanto mal?”, é com este questionamento que o papa Francisco assina o prefácio de um livro sobre abusos sexuais. A obra, escrita pelo suíço Daniel Pittet, que já fora vítima de abusos, foi antecipada pelo jornal “La Repubblica” e divulgada nesta segunda-feira (13). No prefácio, o argentino Jorge Mario Bergoglio pede perdão pelos crimes cometidos por sacerdotes e classifica-os de “uma monstruosidade absoluta, um pecado horroroso”. 
“Conheci Daniel no Vaticano, em 2015. Ele queria divulgar o livro ‘Amar é dar tudo’, que recolhia testemunhos de religiosos e religiosas. Eu não podia imaginar que este homem entusiasta e apaixonado por Cristo já tivesse sido vítima de abusos sexuais por um padre. Tudo que ele me contou e seu sofrimento me comoveram”, confessou o Papa. No prefácio do livro, Francisco também disse que a nova obra de Pittet sobre pedofilia na Igreja é “necessária, preciosa e corajosa”. “Vi mais uma vez os danos assustadores causados por abusos sexuais e o caminho doloroso que as vítimas percorrem.   
Estou feliz que algumas pessoas poderão ler esse testemunho e descobrir como o mal pode entrar no coração de um servo da Igreja”. “Como um padre, a serviço de Cristo e da sua Igreja, pode causar tanto mal? Como pode ter consagrado sua vida para conduzir as crianças a Deus, mas, em vez disso, devorá-los no que é chamado ‘sacrifício diabólico’, que destroi tanto a vítima quanto a Igreja?. Algumas vítimas se suicidam. Estas mortes pesam no meu coração, na minha consciência e em toda a Igreja”, disse. “Aos familiares das vítimas, entrego meus sentimentos de amor e dor e, humildemente, peço perdão”, afirmou Francisco. 
O Vaticano há anos recebe milhares de denúncias de crimes de pedofilia em todo o mundo e frequentemente é criticado pela maneira com que gerencia os processos – apenas parte deles chega a algum tipo de punição contra os sacerdotes -. Na maioria dos casos, a Santa Sé transfere o sacerdote de diocese e coloca o processo em sigilo. 
Na semana passada, um estudo inédito conduzido por uma comissão na Austrália apontou que 7% dos padres do país já foram acusados de pedofilia desde 1950. Em meados de janeiro, o jornalista italiano Emiliano Fittipaldi, autor de outros livros sobre a Santa Sé, publicou “Luxúria”, obra que reúne dados sobre pedofilia na Igreja Católica. Segundo ele, o Vaticano recebeu 1,2 mil denúncias de crimes sexuais nos últimos três anos, o dobro se comparado com o período entre 2005 e 2009. (ANSA)
Share on Google Plus

RN NEWS - O RIO GRANDE DO NORTE EM FOCO

    Blogger Comment
    Facebook Comment